quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Teoria da Relatividade


(Imagem disponível em: http://www.onthisdeity.com/18th-april-1955-%E2%80%93-the-death-of-albert-einstein/)

A teoria proposta pelo físico Albert Einstein que revolucionou a física no século XX. As teorias: da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral. Para Einstein, o Universo não é plano como na geometria, nem o tempo é absoluto, mas ambos se combinam em um espaço-tempo curvo. Enquanto para a geometria clássica a menor distância entre dois pontos é a reta, na teoria de Einstein é a linha curva.
As duas teorias formam uma só, mas são apresentadas por Einstein em momentos diferentes. A Teoria da Relatividade Restrita é proposta em 1905.      De acordo com a relatividade restrita, se dois sistemas se movem de modo uniforme em relação um ao outro, é impossível determinar algo sobre seu movimento, a não ser que ele é relativo. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz no vácuo ser constante, sem depender da velocidade de sua fonte ou de quem observa.
Com isso se verifica que massa e energia são intercambiáveis - o que resulta na equação mais famosa do século: E = mc² (energia, "E", é igual à massa, "m", multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, "c²"). Um dos empregos dessa fórmula é na energia nuclear, seja em reatores para produzir eletricidade, seja em armas nucleares. Uma massa pequena de urânio ou plutônio, de alguns quilos, basta para produzir uma bomba capaz de destruir uma cidade, pois a quantidade "E" equivale a "m" multiplicado pelo quadrado de 300 mil km/s.
A Teoria da Relatividade Geral, de 1916, amplia os conceitos a outros sistemas, como os sistemas de referência acelerados, e às interações gravitacionais entre a matéria. A confirmação prática disso vem em 1919, quando é possível notar a curvatura da luz das estrelas ao passar perto do Sol durante um eclipse solar. Esta Teoria, desenvolvida matematicamente por Einstein, leva a conclusões tais como: (1) velocidade da luz no vácuo é constante e independe da velocidade relativa da origem e do observador; (2) a velocidade da luz é um máximo que a velocidade de um corpo material nunca poderá atingir; (3) as formas matemáticas das leis da Física são invariáveis em todos os sistemas inertes; (4) a massa de um corpo depende da sua velocidade, ou seja, existe equivalência de massa e energia e de mudança de massa, dimensão e tempo com o aumento de velocidade; (5) o tempo é uma quarta dimensão, relativa ao espaço. Uma extensão da teoria de Einstein inclui gravitação e o fenômeno da aceleração relativa.
Referências:

http://www.infoescola.com/fisica/teoria-da-relatividade/
http://www.brasilescola.com/fisica/teorias-da-relatividade.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-a-teoria-da-relatividade
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/ciencia/teoria_da_relatividade_o_que_e

3 comentários:

  1. Cuidem!

    As referências devem aparecer nas postagens!

    http://www.unificado.com.br/calendario/09/relatividade.htm

    ResponderExcluir
  2. Pessoal!

    Os assuntos referentes a Física foram abordados de maneira muito superficial!

    ResponderExcluir