terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pearl Harbor


[]
(Imagem disponível em: http://www.sflistteamhouse.com/Misc/Pearl%20Harbor/original.htm)
     
     Pearl Harbor é uma base naval e um quartel general dos Estados Unidos que fica no Havaí. No dia 7 de Dezembro de 1941, o Japão atacou Pearl Harbor pelo motivo de os Estados Unidos ser uma ameaça para os japoneses na expansão do Oceano Pacífico. Os Estados Unidos nem esperava o ataque do Japão, por esse fato não tiveram forças para reagir. Eram mais ou menos 350 aviões e 5 submarinos japoneses atacando, deixando por volta de 2400 militares e 70 civis mortos e além disso 10 navios e 190 aviões destruídos sem contar que mais ou menos 160 aviões ficaram danificados e 1180 pessoas ficaram feridas. Para o Japão sua perca foi bem menor, foram 29 aviões atingidos, 74 danificados e cinco submarinos perdidos.     
     O ataque japonês marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e também deu o inicio da Guerra no Pacífico. Com o ataque ao Pearl Harbor, os Estados Unidos declarou guerra somente ao Japão, pouco depois a Alemanha e a Itália declararam guerra ao Estados Unidos. Como o ataque do Japão em cima dos Estados Unidos foi muito devastador deixando os americanos sem forças por mais ou menos 6 meses, o Japão aproveitou para avançar no sudoeste do Pacífico e no sudoeste asiático, até o Oceano Índico.     
     Mais tarde em 1945 nos dias 6 e 9 de outubro em Hiroshima e Nagazaki, os Estados Unidos realizaram uma espécie de "represália", com o lançamento de bombas atômicas, matando milhares de pessoas.

Referências:

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao004/capa.shtml
http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário