sexta-feira, 2 de novembro de 2012

As Causas da Segunda Guerra Mundial


Batalha de El Alamein

(Imagem disponível em: http://althistory.wikia.com/wiki/World_War_Two_(Divided_States_of_America)


     Muitos foram os motivos que influenciaram no inicio do conflito, que começou na Europa e logo se espalhou para África e Ásia, o mais importante foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, a criação de governos totalitários com fortes movimentos expansionistas e militaristas. Surge então o movimento nazista liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo momento crescia na Itália o movimento fascista liderado por Benito Mussolini, que tomou conta do poder da Itália na época impondo regras e poderes sem limites.
     As graves crises econômicas do inicio da década de 1930 afetavam Itália e Alemanha, que tinham milhões de cidadãos sem emprego. Para resolver essa situação os governos fascistas desses países, inovaram na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (navios, tanques aviões de guerra, etc.).
     No continente asiático, o Japão também tinha o desejo de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Com fortes objetivos expansionistas, estes três países reuniram-se formando um eixo, gerando assim, um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas feitos em comum acordo.
Referências:

www.suapesquisa.com/segundaguerra/causas.htm
http://www.coladaweb.com/historia/guerras/as-causas-da-segunda-guerra-mundial
http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/causas-segunda-guerra-mundial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário