terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki


     No contexto histórico os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no fim da Segunda Guerra Mundial, contra o império japonês, realizados pela força aérea dos Estados Unidos da América, baseados na ordem do presidente Harry S. Truman nos dias 6 e 9 de agosto do ano de 1945.
     Depois de seis meses de intenso bombardeio a outras 67 cidades japonesas, a bomba atômica chamada “Little Boy” (Meniniho) caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9 a bomba chamada “Fat Man” (Homem Gordo) caiu sobre a cidade de Nagasaki. Historicamente estes são até hoje os únicos ataques onde foram utilizadas armas nucleares, e a escolha desses dois alvos foi feita por objetivos militares, e motivos político-econômicos, pois eram as regiões de maior poder industrial da época, e o Japão era a única potência que poderia desequilibrar o fluxo de capitais e mercadorias.
     As estimativas do primeiro massacre por armas nucleares feitos à população civil apontam para um número total de mortos que pode variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil pessoas em Nagasaki, sendo contadas outras estimativas de mortos após a Guerra devido ao efeito da exposição radiação.
     As centenas de milhares de mortos, as explosões nucleares e a destruição das duas cidades, levaram o império japonês a rendição em 15 de agosto de 1945, e em seguida, em 2 de setembro, na Baía de Tóquio a assinatura oficial do armistício (ocasião onde duas partes envolvidas em um conflito armado concordam com o fim definitivo das hostilidades entre os países) que foi o fator principal para o fim da Segunda Guerra Mundial.
     Os bombardeios atômicos na rendição do Japão e seus efeitos foram muito debatidos, nos Estados Unidos prevalece a ideia que os bombardeios terminaram com a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se invasão pretendida pelo Japão tivesse acorrido. Já no Japão, o público em geral tende a crer que as bombas foram desnecessárias, uma vez que a preparação para a rendição estava em desenvolvimento na capital Tóquio.

Referências:

http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/bomba-atomica-hiroshima-e-nagasaki-foram-devastadas-pelas-bombas.htm
www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=8118
www.portalsaofrancisco.com.br/.../hiroshima-e-nagasaki/hiroshima
olavosaldanha.wordpress.com/guerra-nuclear/
www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=27676


Um comentário:

  1. o grupo pode pesquisar mais sobre os elementos químicos utilizados para a produção da bomba atômica,tipos de radiação, efeitos, entre outros assuntos que podem ser melhor desenvolvidos em torno deste. A utilização de imagens(contendo fonte)também é de grande valia.Bom trabalho!

    ResponderExcluir