terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pós-Guerra


                        Após a II Guerra Mundial cidades inteiras tiveram que ser reconstruídas
(Imagem disponível em: http://unic.un.org/imucms/rio-de-janeiro/64/259/a-historia-da-organizacao.aspx)
   
     Com o termino da Segunda Guerra Mundial, ocorreu um grande prejuízo ao continente europeu, o conflito contabilizou um gasto total de 413,25 bilhões de libras, foram fabricados mais de 296 mil e aviões e 53 milhões de toneladas em equipamentos navais, por todo o mundo tem-se o numero de cerca de 45 milhões de vitimas, sendo em sua maioria inocentes.
     Se opondo a tudo isto, durante o sangrento conflito existiram nações que viram uma grande possibilidade de ganho econômico, os canadenses por exemplo fabricaram mais de 16 mil aviões e 3 milhões de navios. Em pouco tempo ampliou sua indústria de metais pesados, principalmente nas áreas de alumínio, níquel, cromo e aço. Os Estados Unidos considerado o maior beneficiado, dobrou seu parque industrial nos anos de guerra.
     Com a estabilização da situação os países aliados começaram a promover os diálogos sobre a situação econômica e política mundial. Inglaterra e Estados Unidos assinaram a carta do Atlântico, documento onde abriam mão de qualquer ganho territorial e defendiam a soberania das nações envolvidas. Diversas reuniões foram realizadas entre os anos de 1943 e 1945, com o objetivo de selar diferentes acordos diplomáticos.
     Em novembro de 1943, na conferencia de Teerã, União soviética, Estados Unidos Inglaterra, defiram a incorporação das bálticas e elaboraram uma possível divisão do Estado alemão. Em fevereiro de 1945, a conferência de Ialta reafirmou o principio de autodeterminação dos povos e a instalação de regimes democráticos. Alemanha e Áustria perderam sua autonomia política, sendo divididas em diferentes zonas de ocupação.
     A última e mais importante reunião de líderes mundiais, aconteceu na conferência de Potsdam, ocorrida entre julho e agosto de 1945. Os lideres soviéticos defendiam total autonomia no processo de reorganização política dos territórios ocupados na Europa central. Em resposta, os lideres ocidentais eram contrários a intervenção soviética na região mediterrânea e na áfrica. Os territórios alemães foram
colocados em zonas de ocupação francesa, britânica, estadunidense e soviética.
     Como punição aos alemães, ficou acordada uma multa de indenização de 20 bilhões de dólares, sendo metade destinada à união soviética. A indústria bélica alemã foi anulada, a indústria pesada sofreu limitações e instalou-se um tribunal internacional destinado ao julgamento das principais lideranças do regime nazista. Entre os anos de 1945 e 1946 o chamado Tribunal de Nuremberg sentenciou vinte e um líderes nazistas.
     Depois de tais acordos, o continente europeu passou por um processo de divisão por zonas de influencia política. Os soviéticos dominaram a região orienta da Europa dando força política aos partidos políticos comunistas da Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e polônia. Na região da Iugoslávia as frentes antinazistas independentes do poder soviético, formaram um governo comunista liderado pelo general Josip Broz Tito.
     Uma parcela ocidental da Europa foi influenciada pelos Estados Unidos. Com exceção de Portugal e Espanha, a região foi dominada por diferentes governos democráticos- liberais. Ao Japão foi imposto o tratado de São Francisco, que declarou aos japoneses a perda de todos os territórios conquistados durante a guerra. Com o avanço comunista no extremo oriente, os Estados Unidos resolveram financiar a reestruturação da economia nipônica, Dessa maneira, foram dados os primeiros passos da chamada Guerra Fria.

Referências:


guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial
www.10emtudo.com.br/aula/ensino/estados_unidos_pos_guerra/
http://www.pioneiro.com.br/downloads/9Ano/Geo/Anexos/Pag21.pdf
http://www.objetiva.com.br/arquivos/capas/9788573028799.pdf
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21914

Nenhum comentário:

Postar um comentário